• Bem-vindos ao GEMPAZ!

    O espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.(Preâmbulo)

  • O Livro dos Espíritos - Prolegômenos

    ...Fenômenos alheios às leis da ciência humana se dão por toda parte, revelando na causa que os produz a ação de uma vontade livre e inteligente. A razão diz que um efeito inteligente há de ter como causa uma força inteligente e os fatos hão provado que essa força é capaz de entrar em comunicação com os homens por meio de sinais materiais. Interrogada acerca da sua natureza, essa força declarou pertencer ao mundo dos seres espirituais que se despojaram do invólucro corporal do homem. Assim é que foi revelada a Doutrina dos Espíritos...

  • Bem-vindo ao GEMPAZ

    "A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido". Francisco Cândido Xavier

  • Bem-vindo ao Gempaz

    "Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro." Francisco Cândido Xavier

  • Para reflexão

    Antes de observar os possíveis erros ou defeitos do outro, vale mais procurar-lhe as qualidades e dotes superiores para estimulá-los ao desenvolvimento justo. "Do livro Sinal Verde - André Luiz."

  • Bem-vindo ao Gempaz

    É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vista. "Do livro Sinal Verde - André Luiz."

  • Evangelho no Lar - Ante a Oração

    Acatemos na oração a presença da luz que nos descortina a estrada para a Vida Superior, sem nos prevalecemos dela, a fim de queixar-nos de outrem ou espancar verbalmente seja a quem seja, quando a nossa comunhão com Deus e com a Espiritualidade Superior não seja possível em lugar à parte, no silêncio do coração,conforme a recomendação de Jesus.

  • Bem-vindo ao GEMPAZ

    “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.” Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a potência de uma causa está na razão da grandeza do efeito.” Allan Kardec Allan Kardec

  • Bem-vindo ao GEMPAZ

    "Antes de observar os possíveis erros ou defeitos do outro, vale mais procurar-lhe as qualidades e dotes superiores para estimulá-los ao desenvolvimento justo". Do livro Sinal Verde - pelo Espírito André Luiz

  • Bem-vindo ao GEMPAZ

    “Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar as más inclinações” Allan Kardec

  • Reflitamos...

    Se você tem qualquer mágoa remanescendo da véspera, comece o dia, à maneira do Sol: esquecendo a sombra e brilhando de novo. "Do livro Sinal Verde - André Luiz."

  • Departamento Infância e Juventude

    "Ide, pois, e levai a palavra Divina(...). Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! O arado está pronto; a terra espera; arai! (Erasto, Evangelho Segundo Espiritismo - cap XX-4)

Dúvidas?

Doutrina religiosa, sem dogmas propriamente ditos, sem liturgia, sem símbolos, sem sacerdócio organizado, ao contrário de quase todas as demais religiões, não adota em suas reuniões e em suas práticas...  Leia mais...

Horários

Reuniões públicas, grupos de estudo da Doutrina Espírita, atendimento fraterno, passes, evangelização de crianças e jovens, livraria, biblioteca, GAD - Grupo de Apoio a Dependentes...horários e atividades do Gempaz.... Leia mais...

Localização

 GEMPAZ - Grupo Espírita Mensageiros da Paz

Endereço: Rua Clotário Portugal, 871

Apucarana Pr

 

Veja no mapa como chegar...

PENSAMENTOS NEGATIVOS PENSAMENTOS POSITIVOS

Avalie este item
(0 votos)
Publicado em: Mensagens

PENSAMENTOS NEGATIVOS

PENSAMENTOS POSITIVOS

  • PENSAMENTOS NEGATIVOS

Não é difícil constatarmos que os pensamentos negativos predominam em nossa mente. Somos atraídos, sem perceber, por aspectos sombrios da vida, detemo-nos em conversações deprimentes, em detalhes que ressaltam o lado desequilibrado das pessoas e situações, e o que é pior, quando a sós, damos asas à imaginação que nos incute temores, que sugere idéias de teor pessimista, o que acaba por abrir campo à tristeza, revolta ou desânimo.

Mas, não ficamos apenas nisto. De acordo com o que pensamos ligamos a TV e damos preferência aos programas que relatam as tragédias do cotidiano, seus conflitos e dramas. E, sendo esta a situação mental da maioria das pessoas, é fácil compreender o motivo pelo qual alcançam maior índice de audiência na TV os programas que exploram esses aspectos negativos, que apresentam o lado grotesco das pessoas, os noticiários policiais nos quais o crime e a violência predominam, enquanto que os programas que registram as ações altruísticas, os documentários educativos e instrutivos, a música de boa qualidade, não têm a mesma repercussão.

Nossa visão está deturpada, nossos ouvidos não estão afinados e nossa mente está condicionada a milênios de insanidade, nosso psiquismo está encharcado de pensamentos estratificados nas faixas negativas.

O mesmo ocorre com nossa leitura, filmes, músicas etc.

 

Trazemos de experiências anteriores, nas quais nos mantivemos na ignorância ou desconsideramos as Divinas Leis que regem o Universo, os sentimentos de culpa, o tédio e a revolta que hoje ressumam em tendências nocivas, quando não deságuam em distúrbios mentais de maior ou menor gravidade, ou ainda, em enfermidades diversas.

Assim, a nossa mente está condicionada à não aceitação das experiências educativas que nos restringem o uso do livre-arbítrio, ou aquelas que expressam limitações e deficiências de ordem mais severas.

De maneira geral, acabamos por negar nossas Próprias potencialidades, pois inconscientemente, não nos julgamos aptos ou merecedores e, por via de conseqüência, fugimos de nossas responsabilidades.

 

Resultam de tudo isso pensamentos do tipo eu não consigo, não quero, não posso não sei, não agüento não sou capaz, não tenho forças, não suporto, não... Ou então, eu sabia que não ia dar certo; tudo de ruim me acontece; tenho medo de não conseguir; ninguém me quer; ninguém presta. É uma lista grande de convicções e previsões negativas.

Conforme o estado mental do indivíduo corresponde, portanto, a sua vida.

Diz Emmanuel, a propósito, de forma muito bela:

"Nossos pensamentos são paredes em que nos enclausuramos ou asas com que progredimos na ascese. Como pensas, viverás. Nossa vida íntima, nosso lugar. Recolhe-te e enxergarás o limite de tudo o que te cerca. Expande-te e encontrarás o infinito de tudo o que existe".(13)

Enclausurados nos pensamentos negativos cultivados vida afora, é natural que as dificuldades se agravem e as alterações físicas venham a surgir, como decorrência.

Esclarecendo estas implicações, Joanna de Ângelis leciona com a profundidade que lhe é peculiar: "A vida mental responde pelas atitudes comportamentais, expressando-se em forma de saúde ou doença conforme o teor vibratório de que se revista. O bombardeio de petardos contínuos, portadores de alta carga destrutiva, agindo sobre os tecidos sutis da alma, desarticula as engrenagens do perispírito que reflete, no corpo e na emoção, as enfermidades de etiologia difícil de ser detectada pelos métodos comuns(...)

Acumulando cargas deletérias, desconjuntam-se os delicados tecidos sustentados pela energia, ocasionando os desastres no campo da inarmonia propiciadora de distúrbios variados e contaminações compreensíveis.

A ação imunológica do organismo desaparece sob a contínua descarga das forças perniciosas, abrindo espaço para as calamidades físicas e psicológicas. (...) Vários tipos de cânceres, alergias e infecções na esfera física, e neuroses, esquizofrenias e psicoses na faixa psíquica, têm as suas gêneses no comportamento mental e nos seus efeitos morais".

A Mentora explica que "a ansiedade e o medo desestruturam o edifício celular dando margem a distonias complexas" e enfatiza que a vingança corrói os sentimentos, comparando-a com ácido destruidor, que abre brechas para a amargura, o suicídio e a alucinação. (14)

  • PENSAMENTOS POSITIVOS

É importante termos em mente que o Espírito é herdeiro de si mesmo. Tudo o que somos hoje tem as suas causas no ontem, no passado, quando não decorrem de ações viciosas do presente. Portanto, a cada dia preparamos a nossa herança para os dias vindouros. Pensamentos positivos anulam os de teor negativo.

Idéias enobrecedoras substituem as que nos condicionam às torpezas, crueldade, revolta, que constituem a maior parte de nossa bagagem íntima.

Mentalizar um ideal superior e perseverar em conquistá-lo preenche a mente, evitando as habituais dispersões e fugas dos pensamentos, que teimam em deter-se nos porões do subconsciente, por não acostumados à disciplina do bem.

A mente condicionada ao mal, ao desequilíbrio, à insanidade, tem dificuldade em reverter esse quadro vicioso e alicerçar os valores mais altos e edificantes da vida imortal, exigindo um treinamento disciplinador que requer tempo e constância para se reestruturar de forma saudável.

É difícil alcançar esse objetivo? É possível consegui-lo?

Realmente não é fácil. Como não é fácil vencer as etapas da vida, criar hábitos de higiene na fase infantil, aprender a ler e escrever, passar no vestibular, educar-se e educar os filhos e outras ocorrências da existência terrena.

Sim, é possível conquistar esta disciplina mental. Assim o fazem os mestres orientais, que se empenham nesse controle.

Vejamos agora a questão da dor. Para isso trazemos a palavra abalizada do Dr. Bernie Siegel, que a tem estudado profundamente (especialmente nos casos de câncer) e que orienta quanto aos efeitos dos pensamentos em seu livro "Amor, Medicina e Milagres". Ainda não se sabe bem de que forma a composição química do cérebro se relaciona com as emoções e os pensamentos, mas nosso estado de espírito tem um efeito imediato e direto no físico: podemos interferir no corpo examinando como nos sentimos. Se lutarmos contra a dor e procurarmos ajuda, a mensagem é 'viver é difícil mas desejável', caso em que o sistema imunológico entra em ação para nos manter vivos.

Por isso mesmo, costumo lançar mão de dois grandes recursos para alterar o estado físico: emoções e imaginação. Representam as duas formas de fazer entrar em comunicação mútua a mente e o corpo. As emoções e as palavras dão a saber ao corpo aquilo que dele esperamos, e, imaginando certas mudanças, contribuímos para que o organismo as produza".

Destacamos para nossos prezados leitores mais um trecho do dr. Siegel, que é médico cirurgião em New Haven (Connecticut) e professor da Universidade de Yale:

"A mente, no entanto, não age apenas por meio de opções conscientes. Muitas vezes, seus efeitos incidem diretamente sobre os tecidos do organismo, sem conhecimento de nossa parte. (...) 0 corpo responde às mensagens mentais, conscientes ou inconscientes. Em geral, as mensagens dizem 'viva' ou 'morra'. Estou convencido de que não temos só mecanismos de sobrevivência, a exemplo da reação luta-ou-fuga, mas também um mecanismo que diz 'morra'. E consegue realmente bloquear nossas defesas, reduzindo as funções orgânicas e encaminhando-nos para a morte, quando sentimos que a vida já não vale a pena".

E mais: "A cura é um ato criador, que exige todo o esforço e dedicação que as outras formas de criatividade reclamam"

 

Finalizando com o próprio dr. Siegel, citando um trecho do livro "Há um arco-íris atrás de cada nuvem escura": "A mente é capaz de tudo. Podemos aprender a controlar a mente e optar por sermos felizes 'por dentro', com um coração sorridente, a despeito daquilo que se passa conosco "por fora".

 
Fonte: Livro "Os Poderes da Mente" – Suely Caldas Schubert
Ler 1103 vezes

Gempaz

Conecte-se:

GAD - Grupo de Acolhimento, Amparo e Autodesenvolvimento

Conecte-se:

GEMPAZ